Saída pelas Frestas e Entrelinhas
Instalação composta por serigrafia sobre parede,
impressão sobre acrílico, cortes à laser de acrílico,
lente de aumento, motor giratório, parafusos e fiação elétrica.
107 cm (altura) x 103 cm (largura) x 11 cm (profundidade)
Ano de 2019
Instalação composta por serigrafia sobre parede,
impressão sobre acrílico, cortes à laser de acrílico,
lente de aumento, motor giratório, parafusos e fiação elétrica.
107 cm (altura) x 103 cm (largura) x 11 cm (profundidade)
Ano de 2019
![Elias Maroso Elias Maroso](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeZUdLmF5l-WjieZmb9WKjc8zHrFw8YdBfZ40Tendh-OLKiP_NdYmomCdAhawc1Yl3ESJFIjrhG5RxpPOEgn66s-P11EucR9F3UazghOmJDpJMeVs-ZR991Ct76phEbAo2vVzY3yfjpj9d/s1600/ELIAS+MAROSO+2019+01.jpg)
Apresentado na primeira exposição do IV Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut de Porto Alegre de 2019.
Saída pelas Frestas e Entrelinhas apresenta ensaios gráficos que unem a imagem em movimento e recursos analógicos de impressão. O caminho para atingir essa intenção passa pelo emprego da técnica do ombro-cinema, também conhecida como kinegrama ou scanimations. A técnica pode ser entendida como uma forma de expressar graficamente o movimento por meio do deslocamento linear de faixas impressas em material transparente e que mostram e escondem diferentes quadros de animação em uma mesma imagem.
Para conseguir esse efeito, é necessário condensar todos os quadros de uma animação em apenas uma imagem estática. O efeito de movimento se dá pelo fenômeno da resistência óptica, conforme as faixas fazem aparecer sucessivamente os estágios da animação entre suas frestas. A imagem escolhida para explorar tal recurso gráfico é a de uma sinalização de saída que, em seu movimento, é distorcida a partir de seu próprio eixo em três ensaios variantes.
![Elias Maroso Elias Maroso](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP6xmodW900hBZX9meeAx_a2C5ZQjRQoZvesz9idcEMnjhlfbmqbghhKxI-UoaNeU5AXSnvEEsQQiH-R5Nz7uJbugJAIycfhUzcOGAn_GmpxLn0IYE0KnIBpih4dQpWnAbo6b7lO_Ni8lt/s1000/IMG_1260.jpg)
![Elias Maroso Elias Maroso](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP6xmodW900hBZX9meeAx_a2C5ZQjRQoZvesz9idcEMnjhlfbmqbghhKxI-UoaNeU5AXSnvEEsQQiH-R5Nz7uJbugJAIycfhUzcOGAn_GmpxLn0IYE0KnIBpih4dQpWnAbo6b7lO_Ni8lt/s1000/IMG_1260.jpg)
A fim de apresentar tais ensaios visuais sobre arte impressa e movimento de maneira automática, proponho uma instalação eletrônica composta por a motores rotacionais e peças em acrílico transparente fixadas na parede. O sistema criado por mim garantirá o deslocamento cíclico (cima-baixo/baixo-cima) das faixas a partir de uma engrenagem simples, oportunizando, assim, a sensação de movimento das placas que se distorcem sobre si mesmas.
![Elias Maroso Elias Maroso](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1jo-WqtnYpPGj7k3I-DJ2pRoO-YZzZIq8HeLyedijG7C_GIsjx5esZi3Ijo1S5YOBhGfbOQ4kue1-SD4cMfFF0CXKaM9QqLjXNZ09gwY2-mU1gCLvNaspqdJ2tiKbbMfPzgO7fmU6cPKH/s1600/ELIAS-MAROSO-F03.gif)
![Elias Maroso Elias Maroso](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRyFyy2PApCc1jQwGq2ylwTlULBvPjHKs0tacDgYjKeuc5HAQuhbQj0GkvxRISs_4p-ALKRrcmgEWGfAXpv_x56RWQvYACOwOLaM1tigcR5OgjoeBog3BPZYdNyHJrWMHXXI-KrtVvyrRK/s800/ELIAS-MAROSO-F02.gif)
![Elias Maroso Elias Maroso](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitE_Hi8OmDg1yLlQmXNFRgzp8jgGS2S4tGk_SKXTNHjSVBbYr0_qgxKfrBRoZSPo2vaX9eNAyoBecpzgm5p5yvKuqfACv8bYG5dJn6-ZNjP5Sa4Se__3TnmZX4eBN5jstPuTRiyXcwp5NV/s1600/ELIAS-MAROSO-F01.gif)
O detalhe final da instalação está na frase "saída distorcida pelas frestas e entrelinhas", localizada nas mesmas faixas que fazem a animação acontecer. Devido a suas pequenas dimensões, a frase poderá ser lida com uma lente de aumento presente na parte central-esquerda da instalação.
Pela lente de aumento é possível ver mais detalhes das faixas horizontais que transladam de cima para baixo e de baixo para cima, rentes a uma serigrafia impressa sobre a parede do próprio espaço expositivo.Assim, pelo intervalo de uma a outra faixa, aparecem diferentes momentos da serigrafia impressa sobre a parede. São os quadros de uma animação que estão condensados em uma única imagem. A imagem condensa o movimento de uma placa de saída que se dobram sobre si mesma.
Pela lente de aumento é possível ver mais detalhes das faixas horizontais que transladam de cima para baixo e de baixo para cima, rentes a uma serigrafia impressa sobre a parede do próprio espaço expositivo.Assim, pelo intervalo de uma a outra faixa, aparecem diferentes momentos da serigrafia impressa sobre a parede. São os quadros de uma animação que estão condensados em uma única imagem. A imagem condensa o movimento de uma placa de saída que se dobram sobre si mesma.