Sala Dobradiça




Sala Dobradiça

Projeto de produção cultura e artística
Formatos expostivos autogestados

Criado com a arte-educadora Alessandra Giovanella

Desde 2009


Sala Dobradiça é uma iniciativa de artistas e produtores culturais de Santa Maria e Porto Alegre (RS) para conceber e veicular exposições artísticas visuais de propositores tanto da região sul quanto de outras localidades do Brasil e exterior. Desde 2009, está para operar dobras sobre as noções de espaço artístico, buscando diferentes modos de se produzir efeitos de arte aberto a interessados. A Sala Dobradiça está para flexionar o lugar de exposição na premissa do "faça com a gente" e, também, do "faça você mesmo" um espaço de arte. Sua trajetória pode ser entendida como um trajeto poético e curatorial em que a ideia de espaço artístico é dobrado, desdobrado e redobrado em diferentes momentos e formatos de exposição, todos eles com amplo acesso gratuito e sem distinção de público

Dentre as atividades realizadas, o grupo já desenvolveu atividades em um espaço físico para instalações in situ / site specific (Espaço-Suporte, 2009-2011), criou um modelo de exposição portátil para obras reprodutíveis (Mútiplo SD, 2009-_) e também um formato de ocupação do espaço público para a arte urbana (Projeto Tapume, 2010-2011). Além de realizar mostras de arte em situações distintas, o grupo também atua como propositor artístico, a exemplo de Itinerário SD 0.5, 2010-2015. De 2013 em diante, são desenvolvidas as atividades Espaço Recombinante e o Seminário de Copesquisa em Arte e Seminário de Indisciplinas, dando continuidade às atividades agregando elementos como o instituinte na arte e a dimensão política da estética.
A Sala Dobradiça está mais circunscrita em uma intenção expositiva recombinante, em sempre latência, do que centralizada em um recinto fixo ou modelo de recinto para a replicação. Recorre à auto-gestão e ao esforço coletivo de interessados pela ideia para realizar eventos culturais na região. Para realizar tais ações, o grupo estabelece parcerias com artistas/propositores/espaços mediante convite ou seleção de propostas para criação conjunta.


Membros fundadores e atuais gestores: Alessandra Giovanela e Elias Maroso. Já participaram da gestão, curadoria e criação da Sala Dobradiça Desirée Tibola (2010-2014), Gabriel Araújo (2010-2014), Lucas Baisch (2010-2013), Talita Tibola (2010-2012), Aloísio Licht (2010-2012) e Atílio Alencar (2010-2012).


Ações e eventos da Sala Dobradiça 

 http://www.saladobradica.art.br/2013/11/abertura-do-club-del-dibujo-no-espaco.html  http://www.saladobradica.art.br/2013/11/abertura-do-club-del-dibujo-no-espaco.html

Para ver mais sobre a Sala Dobradiça, acesse www.saladobradica.art.br.