Grifos de Saída
Instalação
Serigrafia sobre papel, placas luminosas de acrílico,
corrosão química de cobre, ímãs, fiação elétrica e
múltiplos de papel com impressão off-set (200 unidades)
270 x 170 x 50 cm
Ano de 2019
Detalhe de Grifos de Saída. Conto de Kafka serigrafado sobre papel com tipografia própria e elementos luminosos que destacam a palavra "saída" no decorrer do texto. Ano de 2019.
Grifos de Saída tem como peça central duas páginas de texto serigrafadas sobre papel e apresentadas com uma tipografia própria. O texto em questão consiste no pequeno conto de Franz Kafka intitulado "Um Relatório para uma Academia", de 1919, o qual relata a história de um macaco enjaulado que, no anseio de encontrar uma saída, acaba por se transformar em um europeu civilizado.
Comprimido em apenas duas páginas, a tipografia, de minha autoria, faz o conto parecer uma malha uniforme de signos, como códigos a serem decifrados. Dessa malha de texto saem "grifos luminosos" todas vezes em que a palavra saída aparece. No total, são 15 palavras de saída conectadas entre si. Os grifos são feitos em cobre corroído quimicamente, acrílico e leds internos, sendo esses os elementos que mantêm o texto estável em uma placa de mdf através de ímãs de neodímio.
Vista geral de Grifos de Saída. Montagem na primeira exposição do IV Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut de Porto Alegre. Ano de 2019.
Vista geral de Grifos de Saída. Montagem na primeira exposição do IV Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut de Porto Alegre. Ano de 2019.
Placas luminosas de acrílico em Grifos de Saída.
Na parede, junto à impressão serigráfica, localiza-se uma sinalização luminosa, como uma placa de saída, torcida sobre si mesma e outra caixa de luz no canto inferior direito, apresentando o desenho de todas as letras da tipografia utilizada. No chão, 200 múltiplos de papel e impressão off-set são empilhados e se relacionam com os demais elementos da instalação por conterem frases de minha autoria com a mesma tipografia. Essas frases falam sobre correlações entre o fora e o dentro para se pensar o espaço. Os múltiplos podem ser levados pelos visitantes da mostra gratuitamente, atravessando, assim, a porta de saída do recinto expositivo.
Múltiplos de papel com impressão off-set. Os múltiplos de Grifos de Saída foram desenvolvidos pela Sala Dobradiça, no ano de 2014. Dimensões de 5 x 5 x 5 cm (cada).
Detalhe de Grifos de Saída. Elemento luminoso feito com cobre corroído, leds, ímas e peças de acrílico. A peça destaca o título do conto de Franz Kafka "Um Relatório para Uma Academia", de 1919. Dimensões de 26,5 x 5 x 1,4 cm. Ano de 2019.
Detalhes de Grifos de Saída. Peça luminosa para destacar as palavras "saída" no decorrer do texto "Um Relatório para Uma Academia" de Franz Kafka (1919). A peça é feita de cobre corroído quimicamente, papel translúcido e lâmpadas de led. Dimensões 5 x 4,2 x 1,4 cm. Ano de 2019.
Serigrafia sobre papel para a instalação Grifos de Saída. Conto "Um Relatório para Uma Academia" de Franz Kafka (1919) comprimido em duas páginas. Dimensões: 128 x 83 cm. Ano de 2019.
Acesso ao texto de Franz Kafka na íntegra neste link exteno.