Grifos de Saída .

 Grifos de Saída 

Instalação
Serigrafia sobre papel, placas luminosas de acrílico,
corrosão química de cobre, ímãs, fiação elétrica e
múltiplos de papel com impressão off-set (200 unidades)

270 x 170 x 50 cm

Ano de 2019



Elias Maroso
Detalhe de Grifos de Saída. Conto de Kafka serigrafado sobre papel com tipografia própria e elementos luminosos que destacam a palavra "saída" no decorrer do texto. Ano de 2019.



Grifos de Saída tem como peça central duas páginas de texto serigrafadas sobre papel e apresentadas com uma tipografia própria. O texto em questão consiste no pequeno conto de Franz Kafka intitulado "Um Relatório para uma Academia", de 1919, o qual relata a história de um macaco enjaulado que, no anseio de encontrar uma saída, acaba por se transformar em um europeu civilizado.

Comprimido em apenas duas páginas, a tipografia, de minha autoria, faz o conto parecer uma malha uniforme de signos, como códigos a serem decifrados. Dessa malha de texto saem "grifos luminosos" todas vezes em que a palavra saída aparece. No total, são 15 palavras de saída conectadas entre si. Os grifos são feitos em cobre corroído quimicamente, acrílico e leds internos, sendo esses os elementos que mantêm o texto estável em uma placa de mdf através de ímãs de neodímio.


Vista geral de Grifos de Saída. Montagem na primeira exposição do IV Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut de Porto Alegre. Ano de 2019.


Elias Maroso
Vista geral de Grifos de Saída. Montagem na primeira exposição do IV Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut de Porto Alegre. Ano de 2019.


Elias Maroso
Elias Maroso
Placas luminosas de acrílico em Grifos de Saída.


Na parede, junto à impressão serigráfica, localiza-se uma sinalização luminosa, como uma placa de saída, torcida sobre si mesma e outra caixa de luz no canto inferior direito, apresentando o desenho de todas as letras da tipografia utilizada. No chão, 200 múltiplos de papel e impressão off-set são empilhados e se relacionam com os demais elementos da instalação por conterem frases de minha autoria com a mesma tipografia. Essas frases falam sobre correlações entre o fora e o dentro para se pensar o espaço. Os múltiplos podem ser levados pelos visitantes da mostra gratuitamente, atravessando, assim, a porta de saída do recinto expositivo.


Elias Maroso
Múltiplos de papel com impressão off-set. Os múltiplos de Grifos de Saída foram desenvolvidos pela Sala Dobradiça, no ano de 2014. Dimensões de 5 x 5 x 5 cm (cada).





Elias Maroso
Detalhe de Grifos de Saída. Elemento luminoso feito com cobre corroído, leds, ímas e peças de acrílico. A peça destaca o título do conto de Franz Kafka "Um Relatório para Uma Academia", de 1919. Dimensões de 26,5 x 5 x 1,4 cm. Ano de 2019.



Elias Maroso Elias Maroso
Detalhes de Grifos de Saída. Peça luminosa para destacar as palavras "saída" no decorrer do texto "Um Relatório para Uma Academia" de Franz Kafka (1919). A peça é feita de cobre corroído quimicamente, papel translúcido e lâmpadas de led. Dimensões 5 x 4,2 x 1,4 cm. Ano de 2019.



Elias Maroso
Serigrafia sobre papel para a instalação Grifos de Saída. Conto "Um Relatório para Uma Academia" de Franz Kafka (1919) comprimido em duas páginas. Dimensões: 128 x 83 cm. Ano de 2019.

Acesso ao texto de Franz Kafka na íntegra neste link exteno.