Três Cismas



Diagrama com Três Cismas
Diagram with Three Schisms

Instalação com desenhos em latão fotocorroído,
cortes de acrílico transparente, lâmpadas de LED,
clipes metálicos e fios de cobre esmaltado.
218 cm (altura com a fiação até o chão) x 48 cm (largura) x 12 cm (profundidade)
Ano de 2018

Installation with photo-etched brass drawings,
transparent acrylic cuts, LED lamps, metal clips, and enameled copper. 
218 cm (height with wiring to floor) x 48 cm (width) x 12 cm (depth)
Year 2018


Diagrama com Três Cismas é uma instalação que tem como peças principais três sugestões de rachadura e impacto feitos de latão fotocorroído, com pontos de luz centralizados em cada composição e que são destacados da parede por suportes de acrílico transparente. Esses desenhos foram construídos a partir de um jogo de simetrias radiais sobrepostas, conferindo aos desenhos uma lógica interna. Através desse esquema compositivo, em uma mesma região circular foram traçadas duas, três, quatro ou quaisquer conjuntos de linhas idênticas entre si, tendo o centro como ponto de referência. Os desenhos são vistos aqui como cismas pelo detalhe de que ainda hoje são feitos na qualidade de série, sem que atinjam uma composição conclusiva. A energia da negação e o repouso do condicionamento são postos em uma mesma proposição. Seria a domesticação de pulsões contestatórias ou uma iniciativa para revelar os limites da condição expositiva de toda obra de arte? Como um toque final, a instalação termina com um fragmento luminoso de uma placa de saída despedaçada, talvez o sinal de uma sala que se fecha sobre si mesmo, assim como são os desenhos de rachadura com sua lógica ensimesmada.

[Eng.] Diagram with Three Schisms is an installation whose main parts are three suggestions of cracking and impact made of photo-etched brass, with points of light centralized in each composition and which are distanced from the wall by transparent acrylic supports. These drawings were built from a game of overlapping radial symmetries, giving the drawings an internal logic. Through this compositional scheme, two, three, four, or many sets of identical lines were traced in the same circular region, with the center as a reference point. The drawings are seen here as schisms due to the detail that they are still made as a series, without reaching a conclusive composition. The energy of denial and the rest of conditioning are placed in the same proposition. Would it be the domestication of contestatory impulses or an initiative to reveal the limits of the expositive condition of every work of art? As a final touch, the installation ends with a luminous fragment of a shattered exit board, perhaps the sign of a room that closes in on itself, as are the crack drawings with their self-absorbed logic.


Elias Maroso
Seleção de desenhos digitais da série Cisma. Três sugestões de rachadura feitas com a sobreposição de diferentes simetrias radiais estão presentes em Diagrama com Três Cismas. Desde 2017. [Eng.] Selection of digital drawings from the Schism From Here series. Three crack suggestions made by overlapping different radial symmetries are present in Diagram with Three Schisms. Since 2017.


  
Detalhe de Diagrama com Três Cismas. Dimensões de cada peça: 16 cm x 16 cm x 12 cm. Ano de 2018. 
[Eng.] Detail of Diagram with Three Schisms. Overall of each piece: 16 cm x 16 cm x 12 cm. Year 2018.



Detalhes de Diagrama com Três Cismas. À esquerda: peça em latão fotocorroído, lâmpadas de LED, clipes metálicos, peça de acrílico transparente, fios de cobre esmaltado e parafusos. Inscrição da frase "encontrar uma saída". Dimensões de 6 cm x 1,3 cm x 7 cm. À direita: peça em latão fotocorroído, lâmpadas de LED, clipes metálicos, peça de acrílico transparente, fios de cobre esmaltado e parafusos. Inscrição a palavra "fora". Dimensões de 8,5 cm x 1,3 cm x 7 cm. Ano de 2018. [Eng.] Details of Diagram with Three Schisms. Left: photo-etched brass part, LED lamps, metal clips, clear acrylic part, enameled copper wires, and screws. Inscription of the phrase "find an exit". Dimensions 6 cm x 1.3 cm x 7 cm. Right: photo-etched brass part, LED lamps, metal clips, clear acrylic part, and enameled copper wires. An inscription of the word "out". Dimensions 8.5 cm x 1.3 cm x 7 cm. Year 2018.


Elias Maroso
Detalhe de Diagrama com Três Cismas. Acima, um Fragmento de Saída. Peça feita de acrílico, adesivo vinil, lâmpadas de LED, clipes metálicos e fio de cobre esmaltado. Dimensões de 9,5 cm x 12 cm x 4 cm. Ano de 2018. Esta peça também é componente da série de trabalhos Apenas uma Saída, ano de 2018. [Eng.] Detail of Diagram with Three Schisms. Above, is an Exit Fragment. A piece made of acrylic, vinyl sticker, LED lamps, metal clips, and enameled copper wire. Dimensions of 9.5 cm x 12 cm x 4 cm. Year 2018. This piece is also a component of the series of works Only One Exit. Year 2018.


→ Esta obra compõe a pesquisa de doutorado Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamentorealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, com ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consistiu no desenvolvimento de um processo criativo e reflexão teórica referentes ao atravessamento espacial e a trânsitos formadores entre o exterior e o interior tanto de recintos expositivos quanto da própria disciplina artística. Sob orientação de Maria Ivone dos Santos, a investigação compreendeu o período de 2016 a 2020, sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Governo Federal/Brasil).

→ This artwork composes the doctoral research called Entrance and Exit Circuits: towards a traversing poetics, carried out by the Graduate Program in Visual Arts at the Art Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), emphasized on Visual Poetics, line of research Languages and Contexts of Creation. The study consisted of the development of a creative process and theoretical reflection regarding the spatial traversing and the formative transits between the exterior and the interior of both exhibition spaces and the artistic discipline itself. Under the guidance of Maria Ivone dos Santos, the investigation covered the period from 2016 to 2020, being financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES/Federal Government/Brazil).


Outros trabalhos: