Três Cismas



 Diagrama com Três Cismas 

Instalação com desenhos em latão fotocorroído,
cortes de acrílico transparente, lâmpadas de LED,
clipes metálicos, fios de cobre esmaltado e parafusos.

218 cm (altura com a fiação até o chão) x 48 cm (largura) x 12 cm (profundidade)

Ano de 2018


Diagrama com Três Cismas é uma instalação que tem como peças principais três sugestões de rachadura e impacto feitos de latão fotocorroído, com pontos de luz centralizados em cada composição e que são destacados da parede por suportes de acrílico transparente. Esses desenhos foram construídos a partir de um jogo de simetrias radiais sobrepostas, conferindo aos desenhos uma lógica interna. Através desse esquema compositivo, em uma mesma região circular foram traçadas duas, três, quatro ou quaisquer conjuntos de linhas idênticas entre si, tendo o centro como ponto de referência. Os desenhos são vistos aqui como cismas pelo detalhe de que ainda hoje são feitos na qualidade de série, sem que atinjam uma composição conclusiva. A energia da negação e o repouso do condicionamento são postos em uma mesma proposição. Seria a domesticação de pulsões contestatórias ou uma iniciativa para revelar os limites da condição expositiva de toda obra de arte? Como um toque final, a instalação termina com um fragmento luminoso de uma placa de saída despedaçada, talvez o sinal de uma sala que se fecha sobre si mesmo, assim como são os desenhos de rachadura com sua lógica ensimesmada.


Elias Maroso
Seleção de desenhos digitais da série Cisma. Três sugestões de rachadura feitas com a sobreposição de diferentes simetrias radiais estão presentes em Diagrama com Três Cismas. Ano de 2017 - 2018.


  
Detalhe de Diagrama com Três Cismas. Dimensões gerais de cada peça: 16 cm x 16 cm x 12 cm. Ano de 2018.



Detalhes de Diagrama com Três Cismas. À esquerda: peça em latão fotocorroído, lâmpadas de LED, clipes metálicos, peça de acrílico transparente, fios de cobre esmaltado e parafusos. Inscrição da frase "encontrar uma saída". Dimensões de 6 cm x 1,3 cm x 7 cm. À direita: peça em latão fotocorroído, lâmpadas de LED, clipes metálicos, peça de acrílico transparente, fios de cobre esmaltado e parafusos. Inscrição a palavra "fora". Dimensões de 8,5 cm x 1,3 cm x 7 cm. Ano de 2018.


Elias Maroso
Detalhe de Diagrama com Três Cismas. Acima, um Fragmento de Saída. Peça feita de acrílico, adesivo vinil, lâmpadas de LED, clipes metálicos e fio de cobre esmaltado. Dimensões de 9,5 cm x 12 cm x 4 cm. Ano de 2018. Esta peça também é componente da série de trabalhos Apenas uma Saída, ano de 2018.



→ Esta obra faz parte da pesquisa de doutorado Arte de Pulsar Caminhos e de Atravessar o Espaço pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consiste no desenvolvimento de uma prática artística e reflexão teórica relacionada à ideia do atravessamento do espaço e dos trânsitos constitutivos entre o dentro e o fora tanto dos recintos expositivos como da própria ideia de disciplina artística. Sob orientação da artista e prof.ª dr.ª Maria Ivone dos Santos, essa investigação envolve o período de 2016 a 2020, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes / Governo Federal / Brasil).



Outros trabalhos: