Indisciplina

Elias Maroso 
Clique nos cartazes acima para saber mais sobre os eventos.

[English below]

A Sala Dobradiça também consiste uma inciativa para se pensar criticamente os ambientes institucionais, buscando intersecções com o meio acadêmico da arte, da educação e das demais formas de extensão comunitária do conhecimento produzido na universidade. Em parceria com laboratórios e grupos de pesquisa universitária como o Laboratório de Metedologia de Ensino do Centro de Educação / UFSM (LAMEN) e o Grupo de Pesquisa Arte e Design do Centro de Artes e Letras/UFSM (GAD CNPq/UFSM), a Sala Dobradiça realizou atividades de contato que fala sobre as relações indissociáveis entre arte, diferença, educação e pensamento, promovendo conferências, oficinas, performances e exposições juntamento com as instituições de ensino parceiras.

Nesta intersecção, já forma pensados os Seminário Indisciplina: perspectivas não-disciplinares a educação e o Seminário de Copesquisa em Arte - o primeiro com o subtítulo "estratégias expansivas" e o segundo com o subtítulo "desejo e reexistência". Ambas as atividades contaram com convidados de importante contribuição para se pensar a formas potenciais da arte nos dias de hoje.

O sentido de indisciplina, aqui, se liga a um conjunto de saberes contemporâneos que ultrapassam as delimitações dos campos disciplinares. Práticas corporificadas, muitas vezes sem voz, sem escrita, sem arautos. Práticas que evocam o inominável. Como produzir deslocamentos pensantes não pautados por lógicas que compartimentam nossas possibilidades de acessar o que acontece? A emergência de questões como uma filosofia da diferença, crítica institucional, ética na pesquisa, arte, prisões, educação indígena, feminismos negros e drogas nos provoca a pensar e mover, de maneira inventiva, para além do instituído.

Já o termo copesquisa, originado do termo italiano conricerca, por Gigi Roggero (2010), refere-se à formação de espaços de pesquisa compartilhada e encontro que articulam fazeres, autonomia e teoria específicos em nível de organização produtiva ao mesmo tempo que visa promover uma rede de saberes transversais. Copesquisa em arte situa-se nessa proposta como um espaço para o compartilhamento de vivências estético-políticas cuja relevância está em transpor a noção ensimesmada de pesquisa e conhecimento adquirido, na finalidade de fomentar zonas de contágio e rede potencial entre propositores e participantes interessados de diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um movimento crítico que lança a prática artística e seus efeitos para a vida, passível de ser ativado no cotidiano como potência estética e dinamizadora - fora de si e desejante. Nesse sentido, a arte está situada para além de limites disciplinares ou de campo especializado. 

Além das intersecções com a universidade, a Sala Dobradiça também compôs com iniciativas da cultura pulsante da cidade, como foi o caso do evento Cidade-Transe, realizado no Boteco do Rosário de Santa Maria. São exemplos dentre a variedade de atividades de contato com outras instituições, locais da cultura e eventos onde a Sala Dobradiça buscou ativar pontos de circulação e pensamento para falar de arte, educação e diferença.


 
Clique nos cartazes acima para saber mais sobre os eventos.


[Eng.] The Folding Room is also an initiative to critically think about institutional environments, seeking intersections with the academic milieu of art, education, and other forms of community extension of the knowledge produced at the university. In partnership with laboratories and university research groups such as the Teaching Methodology Laboratory of the Education Center/UFSM (LAMEN) and the Art and Design Research Group of the Arts and Letters Center/UFSM (GAD CNPq/UFSM), the Folding Room carried out contact activities that talk about the inseparable relationships between art, difference, education and thought, promoting conferences, workshops, performances, and exhibitions together with partner educational institutions.

At this intersection, the Indiscipline Seminar: non-disciplinary perspectives on education and the Art Co-research Seminar have already been conceived - the first titled "expansive strategies" and the second subtitled "desire and reexistence". Both activities had guests who made an important contribution to thinking about potential forms of art today.

The sense of indiscipline, here, is linked to a set of contemporary knowledge that goes beyond the boundaries of disciplinary fields. Embodied practices, often without a voice, without writing, without heralds. Practices that evoke the nameless. How do produce thinking displacements not guided by logic that compartmentalizes our possibilities of accessing what happens? The emergence of issues such as a philosophy of difference, institutional criticism, ethics in research, art, prisons, indigenous education, black feminism, and drugs provokes us to think and move, in an inventive way, beyond the established.

The term co-research, which originated from the Italian term conricerca, by Gigi Roggero (2010), refers to the formation of spaces for shared research and encounters that articulate specific actions, autonomy, and theory at the level of productive organization, while at the same time aiming to promote a transversal knowledge network. Art Co-research is situated in this proposal as a space for the sharing of aesthetic-political experiences whose relevance lies in transposing the self-absorbed notion of research and acquired knowledge, to foster areas of contagion and potential networks between proposers and interested participants from different knowledge areas. It is a critical movement that launches artistic practice and its effects on life, capable of being activated in everyday life as an aesthetic and dynamic power - outside of itself and desiring. In this sense, art is situated beyond disciplinary boundaries or a specialized field.

In addition to the intersections with the university, the Folding Room also composed initiatives of the city's pulsating culture, as was the case of the event Trance-City, held at Boteco do Rosário of Santa Maria, Brazil. These are examples among the variety of activities of contact with other institutions, places of culture, and events where the Folding Room sought to activate points of circulation and thought to talk about art, education, and difference.


Outros trabalhos: