Um Relatório [...]

Um Relatório para Uma Academia
A Report to an Academy 

Projeção mapeada de vídeo, peça sonora e perfomance

Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Março de 2020

Video mapping, sound piece, and performance
Center for Social Sciences and Humanities
Federal University of Santa Maria, Brazil
March 2020


Elias Maroso Elias Maroso
Elias Maroso Elias Maroso
Elias Maroso Elias Maroso


Um Relatório para Uma Academia é um trabalho que une projeção mapeada de vídeo, peça sonora e performance. Concebido especificamente para a biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria, a proposta conta com a participação da artista/performer Camila Vermelho e é baseada no conto de Franz Kafka intitulado "Um Relatório para Uma Academia" (1919). No texto, um ex-macaco de nome Pedro Vermelho, que aprendeu a se comportar como um cidadão europeu, apresenta a membros de uma academia o processo de como alcançou sua transformação. Pela fachada lateral da biblioteca do CCSH/UFSM, uma sequência de ensaios gráficos em movimento são projetados ao mesmo tempo em que a performer Camila Vermelho desempenha o papel do personagem Pedro Vermelho, lendo trechos do relatório acadêmico kafkiano. Acesso ao texto de Franz Kafka na íntegra neste link exteno. A proposição foi exibida no Open Campus Mapping, difundido pelo grupo AVx - Experiências Audiovisuais Compartilhadas, no dia 13 de março de 2020, em comemoração aos cinquenta anos do CCSH/UFSM.

[Eng.] A Report to an Academy is an artwork that unites video mapping, sound piece, and performance. Designed specifically for the library of the Center for Social and Human Sciences at the Federal University of Santa Maria, this proposal features the participation of artist/performer Camila Vermelho and is based on the short story written by Franz Kafka entitled "A Report for an Academy" (1919). In the text, an ex-ape named Pedro Vermelho, who learned to behave like a European citizen, presents to members of an academy the process of how he achieved his transformation. On the side facade of the CCSH/UFSM library, a sequence of moving graphic essays is projected while the performer Camila Vermelho plays the role of Pedro Vermelho, reading excerpts from the Kafkaesque academic report. Access Franz Kafka's text in its entirety at this external link. The proposition was exhibited at the Open Campus Mapping, broadcast by the AVx group - Shared Audiovisual Experiences, on March 13, 2020, in celebration of the 50th anniversary of CCSH/UFSM.


Abaixo, assista registro completo da ocasião [Eng.] Watch below the full record of the presentation:


→ Esta obra compõe a pesquisa de doutorado Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamentorealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, com ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consistiu no desenvolvimento de um processo criativo e reflexão teórica referentes ao atravessamento espacial e a trânsitos formadores entre o exterior e o interior tanto de recintos expositivos quanto da própria disciplina artística. Sob orientação de Maria Ivone dos Santos, a investigação compreendeu o período de 2016 a 2020, sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Governo Federal/Brasil).

→ This artwork composes the doctoral research called Entrance and Exit Circuits: towards a traversing poetics, carried out by the Graduate Program in Visual Arts at the Art Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), emphasized Visual Poetics, line of research Languages and Contexts of Creation. The study consisted of the development of a creative process and theoretical reflection regarding the spatial traversing and the formative transits between the exterior and the interior of both exhibition spaces and the artistic discipline itself. Under the guidance of Maria Ivone dos Santos, the investigation covered the period from 2016 to 2020, being financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES/Federal Government/Brazil).


Outros trabalhos: