OK / CANCEL

 Ok / Cancel - Circuito Bloqueador de Celular 


Circuito eletrônico (PCI) e vídeo para rede social (Youtube)
Dimensões do circuito: 10 cm x 10 cm
Duração do Vídeo: 5min52s
Ano de 2020


Elias Maroso
Detalhe de Ok/Cancel - Bloqueador de Celular. Placa de circuito impresso. Fotocorrosão em percloreto de ferro. Máscaras de solda em Preto e Branco. Placa com dimensões de 10 x 10 cm. Ano de 2020.


Ok/Cancel toma o regime das telecomunicações como principal motivação prática. Consiste em um projeto de uma placa de circuito impresso manufaturada que desempenha a função de bloquear sinais de telefones celulares nas faixas de transmissão 2g, 3g e 4g, em um perímetro doméstico de 5 metros. A proposta também inclui um vídeo-tutorial que apresenta as etapas de montagem manual do circuito na atribuição de código aberto e autonomia tecnológica. Envolvido pelas emissões invisíveis que atravessam ambientes privados e públicos, esse trabalho é entendido como um convite a ser, ao mesmo tempo, cúmplice e rival das ondas informacionais. A colisão do comando positivo (ok) com sua dobra negativa (cancel); feitura de um circuito menor e próprio para o corte momentâneo de outro circuito, maior e totalizante. Sim+não com as próprias mãos.


Elias Maroso
Detalhe de vídeo da produção do circuito Ok/Cancel. O dispositivo artesanal é capaz de bloquear sinais de celular 2G, 3G e 4G conforme a faixa de transmissão das operadoras telefônicas comerciais. Placa de circuito impresso produzida em fenolite de cobre fotocorroído e máscaras de solda fotossensíveis. Ano de 2020.


Elias Maroso
Ok/Cancel - Circuito Bloqueador de Celular 2G, 3G e 4G. Montagem no formato instalação, versão 2. Placa de circuito impresso, peças de acrílico, aparelho celular e exibição de vídeo-tutorial com montagem do dispositivo bloqueador de sinal. Dimensões de 17,5 cm x 18,5 cm x 8,5 cm. Ano de 2020.


Elias Maroso 
À esquerda, detalhe da produção de Ok/Cancel - Bloqueador de Celular. Etapa da corrosão de fenolite de cobre com percloreto de ferro. À direita, esquema eletrônico para desenvolvimento do circuito. Componentes utilizados: circuito integrado NE555 (IC), resistor 100k (R1), resistor 6K8 (R2), resistor 10k (R3), resistor 220R (R4), resistor 4K7 (R5), resistor 1K (R6), capacitor eletrolítico 1uF (C1), capacitor cerâmico 121pf (C2), capacitor cerâmico 56pf (C3), capacitor nano 2pf (C4), capacitor cerâmico 472 (C5), capacitor trimmer 30pf (C6), bobina de cobre 24awg 3 voltas (B1), bobina de cobre 24awg 4 voltas (B2), transistor PH2369, antena bobina em cobre 24awg 35 voltas (ANT), chave liga e desliga (O/O), bateria de 9v (BAT). Circuito funciona para sinais 2G, 3G E 4G de acordo com a faixa de transmissão da operadora telefônica. Ano de 2020.


Vídeo para a plataforma Youtube com passo-a-passo da construção do circuito Ok/Cancel - Bloqueador de celular. Duração de 5min59s. Ano de 2020.


Ok/Cancel (v. 2). Projeto de instalação. Um dos três trabalhos de minha autoria inscritos no 4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. Aplicação de adesivo impresso sobre a parede, impressão fotográfica, monitor de plasma para exibição de vídeo, peças luminosas de acrílico, cortes em adesivo vinil, dispositivo de telefone celular para exibição de vídeo, placa de circuito impresso e fiação elétrica. Dimensões de gerais 250 cm (altura) x 230 cm (largura) x 20 cm (profundidade). Ano de 2020.




→ Esta obra compõe a pesquisa de doutorado Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamentorealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, com ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consistiu no desenvolvimento de um processo criativo e reflexão teórica referentes ao atravessamento espacial e a trânsitos formadores entre o exterior e o interior tanto de recintos expositivos quanto da própria disciplina artística. Sob orientação de Maria Ivone dos Santos, a investigação compreendeu o período de 2016 a 2020, sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes / Governo Federal / Brasil).



Outros trabalhos: