Furo de Agulha


Série Furo de Agulha
Needle Hole Series

Realizada com
Guilherme Carlos Corrêa
Fotografias estenopeicas [P/B]
Anos de 2015 e 2020

Produced with 
Guilherme Carlos Correa 
Stenopeic photographs [B/W] 
Years 2015 and 2020


Furo de Agulha (Praça). Fotografia estenopeica em preto e branco com distorção curvada. Dimensões de 24 cm x 8,7 cm. Santa Maria, Brasil, ano de 2015 e 2020. [Eng.] Needle Hole (Plaza). Black and white stenopeic photograph with curved distortion. Dimensions of 24 cm x 8.7 cm. Santa Maria, Brazil, year 2015 and 2020.


 
Furo de Agulha (Cubo e Icosaedro). Fotografias estenopeicas em preto e branco, com distorção cúbica e icosaédrica. Dimensões de 21,5 cm x 16,6 cm (cúbica); e de 18,4 cm x 11,5 cm (icosaédrica). Ano de 2015/2020. [Eng.] Needle Hole (Cube and Icosahedron). Stenopeic photographs this black and white, with cubic and icosahedric distortion. Dimensions of 21.5 cm x 16.6 cm (cubic); and 18.4 cm x 11.5 cm (icosahedral). Year 2015/2020.


De fora para dentro e de dentro para fora. Com o método estenopeico de registro fotográfico (furo de agulha/pinhole), alterações internas de estímulos externos foram produzidas por curvas, dobras e volumes de material fotossensível. Ao inverter a lógica desses experimentos, concebi projetores artesanais em anamorfose cônica, restituindo imagens distorcidas com filtros de luz e sombra, como se apresentam nos trabalhos Sem Título (Mundo das Imagens) e Furo do Olho.

[Eng.] From outside to inside and from inside to outside. With the stenopeic method of photographic recording (needle hole/pinhole), internal alterations of external stimuli were produced by curves, folds, and volumes of photosensitive material. By reversing the logic of these experiments, I conceived artisanal projectors in conical anamorphosis, restoring distorted images with filters of light and shadow, as shown in the works Untitled (The World of Images) and Eye Hole.


Furo de Agulha (Gradeado). Positivo e negativo de fotografia estenopeica em preto e branco com distorção cônica improvisada. Dimensões de 12 cm x 8,7 cm. Santa Maria, Brasil, ano de 2015/2020. [Eng.] Needle Hole (Fence Rail). Positive and negative of black and white stenopeic photography with improvised conical distortion. Dimensions of 12 cm x 8.7 cm. Santa Maria, Brazil, year 2015/2020.


Furo de Agulha (Outdoor Despido). Positivo e negativo de fotografia estenopeica em preto e branco com distorção curvada. Dimensões de 23,7 cm x 8,6 cm. Santa Maria, Brasil, ano de 2015/2020. [Eng.] Needle Hole (Naked Billboard). Positive and negative of black and white stenopeic photography with curved distortion. Dimensions of 23.7 cm x 8.6 cm. Santa Maria, Brazil, year 2015/2020.


→ Esta obra compõe a pesquisa de doutorado Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamentorealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, com ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consistiu no desenvolvimento de um processo criativo e reflexão teórica referentes ao atravessamento espacial e a trânsitos formadores entre o exterior e o interior tanto de recintos expositivos quanto da própria disciplina artística. Sob orientação de Maria Ivone dos Santos, a investigação compreendeu o período de 2016 a 2020, sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Governo Federal/Brasil).

→ This artwork composes the doctoral research called Entrance and Exit Circuits: towards a traversing poetics, carried out by the Graduate Program in Visual Arts at the Art Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), emphasized on Visual Poetics, line of research Languages and Contexts of Creation. The study consisted of the development of a creative process and theoretical reflection regarding the spatial traversing and the formative transits between the exterior and the interior of both exhibition spaces and the artistic discipline itself. Under the guidance of Maria Ivone dos Santos, the investigation covered the period from 2016 to 2020, being financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES/Federal Government/Brazil).