Furo de Agulha


 Série Furo de Agulha 

Realizada com
Guilherme Carlos Corrêa

Fotografias estenopeicas [P/B]
Anos de 2015 e 2020



Furo de Agulha (Praça). Fotografia estenopeica em preto e branco com distorção curvada.
Dimensões de 24 cm x 8,7 cm. Santa Maria/RS, ano de 2015/2020.



 
Furo de Agulha (Cubo e Icosaedro). Fotografias estenopeicas em preto e branco, com distorção cúbica e icosaédrica. Dimensões de 21,5 cm x 16,6 cm (cúbica); e de 18,4 cm x 11,5 cm (icosaédrica). Ano de 2015/2020.


De fora para dentro e de dentro para fora. Com o método estenopeico de registro fotográfico (furo de agulha/pinhole), alterações internas de estímulos externos foram produzidas por curvas, dobras e volumes de material fotossensível. 

Ao inverter a lógica desses experimentos, concebi projetores artesanais em anamorfose cônica, restituindo imagens distorcidas com filtros de luz e sombra, como se apresentam nos trabalhos Sem Título (Mundo das Imagens) e Furo do Olho.


Furo de Agulha (Gradeado). Positivo e negativo de fotografia estenopeica em preto e branco com distorção cônica improvisada.
Dimensões de 12 cm x 8,7 cm. Santa Maria/RS, ano de 2015/2020.



Furo de Agulha (Outdoor Despido). Positivo e negativo de fotografia estenopeica em preto e branco com distorção curvada.
Dimensões de 23,7 cm x 8,6 cm. Santa Maria/RS, ano de 2015/2020.




→ Esta obra compõe a pesquisa de doutorado Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamentorealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, com ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consistiu no desenvolvimento de um processo criativo e reflexão teórica referentes ao atravessamento espacial e a trânsitos formadores entre o exterior e o interior tanto de recintos expositivos quanto da própria disciplina artística. Sob orientação de Maria Ivone dos Santos, a investigação compreendeu o período de 2016 a 2020, sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes / Governo Federal / Brasil).



Outros trabalhos: