Módulo  SD 

Stand expositivo e itinerante
Estrutura de ferro e madeira
400 x 200 x 100 cm
Ano de 2012


Elias Maroso


Trabalho produzido pela Sala Dobradiça, com Alessandra Giovanella, Desirée Tibola e Gabriel Araújo. A estrutura do Módulo SD foi construída com peças do Espaço Recombinante, outro projeto de espaço expositivo da Sala Dobradiça, inaugurado na mostra Continentes da 8ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Reconfigurando as peças do Espaço Recombinante, montamos um Múltiplo SD em escala humana, em referência a outra iniciativa da Sala Dobradiça, esta voltada à disseminação de arte em formato seriado.
Elias Maroso
Elias Maroso
Elias Maroso



No interior do Módulo SD foram trabalhos na linguagem do múltiplo/publicações de artista, que poderiam ser trocados por outros objetos ou ações pelo público interessado. Cada trabalho predeterminada uma forma de troca entre trabalho artístico e a ação dos participantes. Gradualmente o Módulo SD se converteu em um espaço de câmbio não só dos múltiplos artísticos como também dos objetos deixados pelas pessoas. Artistas convidados para pensar múltiplos para o Módulo SD foram Fernanda Gassen, Juliano Lopes e Michel Zózimo. Essa estrutura expositiva participou de dois eventos no mês de outubro de 2012, a "Aldeia Sesc Imembuí", na sede do SESC Santa Maria; e "1º Seminário de Copesquisa em Arte", no Centro de Artes e Letras da UFSM.


Elias Maroso
Acima, detalhe de obra de Michel Zózimo de título "Fotografia Velada", participante do Módulo SD. Para adquirir um exemplar do múltiplo, o visitante teria de descrever uma imagem/fotografia e deixar sua descrição em um mural localizado na estrutura expositiva. Ano de 2012.


Elias Maroso
Elias Maroso 
À esquerda, registro fotográfico de oficina temática envolvendo o Módulo SD e Sesquinho de Santa Maria / RS. À direita, detalhe das "Sementes de Girassol Vincent", obra de Michel Zózimo, Fernanda Gassen e Juliano Lopes para o Módulo SD. Detalhe das crianças do Sesquinho segurando os múltiplos de distribuição grauita e o resultado de um plantiu das mesmas sementes após dois meses no canteiro da entrada do SESC SM/RS. Ano de 2012.