Nó de Paisagem

Elias Maroso

Nó de Paisagem
Landscape Node 

Objeto tridimensional e fotografia
Impressão em 49 cm x 66 cm

Tiragem de até 10 cópias
Desde 2016 

Three-dimensional object and photography 
Print in 49 cm x 66 cm, 10 copies
Since 2016 (series in progress)


Elias Maroso

Série em andamento para observar, torcer e tornar objeto imagens da cidade. Este trabalho tem em seu título o número zero por ser entendido como um começo, a latência de uma vontade, de um disparo germinal. Pela experimentação inicial, caminhos aparecem rumo a uma investigação ampla de materiais, para além do papel impresso, a considerar materialidades do espaço visto (de que materiais é o que vejo? De que maneira objetualizá-los?). Dá-se a largada a uma caminhada artística atenta ao circundante, às áreas abertas da cidade. Ao que desafia certezas poéticas e que anseia por novas dobras de mundo. 

[Eng] Series in progress to observe, twist, and objectify images of the city. This work has the number zero in its title because it is understood as a beginning, the latency of a will, of a germinal trigger. Through initial experimentation, paths appear towards a broad investigation of materials, beyond printed paper, to consider materialities of the seen space (of which materials do I see them? How can we objectify them?). An artistic walk begins, attentive to the surroundings, to the open areas of the city. To the one who challenges poetic certainties and who yearns for new folds of the world.


--


→ Esta obra compõe a pesquisa de doutorado Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamentorealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, com ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consistiu no desenvolvimento de um processo criativo e reflexão teórica referentes ao atravessamento espacial e a trânsitos formadores entre o exterior e o interior tanto de recintos expositivos quanto da própria disciplina artística. Sob orientação de Maria Ivone dos Santos, a investigação compreendeu o período de 2016 a 2020, sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Governo Federal/Brasil).

→ This artwork composes the doctoral research called Entrance and Exit Circuits: towards a traversing poetics, carried out by the Graduate Program in Visual Arts at the Art Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), emphasized on Visual Poetics, line of research Languages and Contexts of Creation. The study consisted of the development of a creative process and theoretical reflection regarding the spatial traversing and the formative transits between the exterior and the interior of both exhibition spaces and the artistic discipline itself. Under the guidance of Maria Ivone dos Santos, the investigation covered the period from 2016 to 2020, being financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES/Federal Government/Brazil).


Outros trabalhos: