Encontrar uma Saída

 Diagrama para Encontrar uma Saída 

Instalação. Peças de acrílico com iluminação interna de LED,
protótipos de radiotransmissores, peças de cobre e latão fotocorroídos,
gesso moldado, clipes metálicos e fios de cobre. 
Dimensões variáveis.

Ano de 2018


Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Peças de acrílico com iluminação LED, gesso moldado e fios de cobre. Dimensões da peça de acrílico maior: 27 cm (largura) x 10 cm (altura) x 10 cm (profundidade). Dimensões da peça menor: 5 cm (largura) x 8 cm (altura) x 16 cm (profundidade). Ano de 2018.


Diagrama para Encontrar uma Saída é uma instalação que reúne diversos ensaios de objetos em torno da ideia do atravessamento da parede expositiva, conectados entre si por fios de cobre esmaltado. Algumas das peças que fazem parte dessa proposta podem ser encontradas em outras instalação sob diferentes títulos, sendo que a ocasião do Diagrama para Encontrar uma Saída consiste na primeira vez de exibição das peças que depois foram usadas em outras proposições. O trabalho foi apresentado na mostra coletiva A Frente e o Verso do Olho, na galeria da Fundação Ecarta de Porto Alegre / RS, entre dezembro de 2018 a janeiro de 2019. As peças são distribuídas ao longo de uma parede com dimensões de 3 metros de altura e 6 metros de largura. Em uma leitura espacial que vai da esquerda para direita, esse extenso diagrama distribuído no espaço se inicia com uma placa de saída em pedaços logo acima de uma porta que se mantém fechada durante todo o período de exposição. Pequenas peças luminosas dessa primeira placa são distribuídas como pontuações de luz no espaço. O trabalho também é composto por protótipos de radiotransmissores, bobinas vibratórias, peças em gesso moldado, dentre outras soluções tridimensionais.


Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma saída. Múltiplo Sala Dobradiça edição Transmissor FM 88.8. Impressão off-set sobre papel, acrílico cristal, componentes eletrônicos, latão e cobre corroídos quimicamente e bateria de lítio. O múltiplo tem alcance de transmissão em um perímetro de 30 metros. Dimensão do múltiplo: 10 cm (altura) x 5 cm (largura) x 2,5 cm (profundidade). Dimensões do radiotranmissores (unidade): 16,2 cm (altura) x 5,5 cm (largura) x 2,8 cm (profundidade). Ano de 2018.


Detalhe da montagem do Diagrama para Encontrar uma Saída na exposição coletiva A Frente e O Verso do Olho, galeria da Fundação Ecarta de Porto Alegre / RS, entre dezembro de 2018 a janeiro de 2019. Fotos por Igor Sperotto.


 
 
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. A instalação também apresenta dois desenhos circulares feitos com a fotocorrosão química de lâminas de cobre, esses afastados da parede por suportes de acrílico transparente. Os desenhos estão conectados a ímãs de neodímio e a um circuito Arduino para receberem impulsos elétricos de baixa frequência em um ritmo pré-determinado. Cada impulso emitido faz vibrar espirais metálicas localizadas no centro das peças, tornando observável fenômenos eletromagnéticos conforme a configuração formal de linhas condutivas eletrificadas. Dimensões de cada peça: 20 cm x 20 cm x 10 cm. Ano de 2018.


Elias Maroso 
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Peças de gesso moldado, resina cristal, acrílico e lâmpadas de LED. As peças de gesso moldado seguem uma simetria interna em quatro partes. Dimensões da peça de gesso: 25 cm x 25 cm x 14 cm. Ano de 2018.


Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Conectores de metal, acrílico, clipes metálicos, lâmpadas LED, parafusos e fios de cobre esmaltado. Dimensões de 35 cm x 7 cm x 12 cm. Ano de 2018.


Elias Maroso Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Peça em latão fotocorroído, cortes de acrílico, lâmpadas LED, clipes de metal, fios de cobre esmaltado. Contém a frase "como você chegou até aqui?". Dimensões 18 cm x 12 cm x 8 cm. Ano de 2018.


Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Peças de gesso moldado. As peças de gesso moldado seguem uma simetria interna em cinco partes. Dimensões da peça de gesso: 12 cm x 12 cm x 8 cm. Ano de 2018.


Vista geral da montagem de exposição coletiva A Frente e O Verso do Olho, galeria da Fundação Ecarta de Porto Alegre / RS, entre dezembro de 2018 a janeiro de 2019. A mostra contou com a participação dos artistas Carlos Donaduzzi, Emanuel Monteiro e Paula Luersen.


Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Fragmento de Saída. Peça feita de acrílico, adesivo vinil, lâmpadas de LED, clipes metálicos e fio de cobre esmaltado. Dimensões de 16 cm x 10 cm x 4 cm. Ano de 2018. Esta peça também é componente da série de trabalhos Apenas uma Saída, ano de 2018.



→ Esta obra faz parte da pesquisa de doutorado Arte de Pulsar Caminhos e de Atravessar o Espaço pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consiste no desenvolvimento de uma prática artística e reflexão teórica relacionada à ideia do atravessamento do espaço e dos trânsitos constitutivos entre o dentro e o fora tanto dos recintos expositivos como da própria ideia de disciplina artística. Sob orientação da artista e prof.ª dr.ª Maria Ivone dos Santos, essa investigação envolve o período de 2016 a 2020, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes / Governo Federal / Brasil).



Outros trabalhos: