Encontrar uma Saída

Diagrama para Encontrar uma Saída
Diagram to Find an Exit 

Instalação. Peças de acrílico com iluminação interna de LED,
protótipos de radiotransmissores, peças de cobre e latão fotocorroídos,
gesso moldado, clipes metálicos e fios de cobre. 
Dimensões variáveis.
Ano de 2018

Installation. Acrylic pieces with internal LED illumination, 
radio transmitter prototypes, photo-etched copper and brass pieces,
molded plaster, metal clips, and copper wires. 
Variable dimensions.
Year 2018


Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Peças de acrílico com iluminação LED, gesso moldado e fios de cobre. Dimensões da peça de acrílico maior: 27 cm (largura) x 10 cm (altura) x 10 cm (profundidade). Dimensões da peça menor: 5 cm (largura) x 8 cm (altura) x 16 cm (profundidade). Ano de 2018. [Eng.] Detail of Diagram to Find an Exit. Acrylic pieces with LED illumination, molded plaster, and copper wires. Dimensions of the largest acrylic piece: 27 cm (width) x 10 cm (height) x 10 cm (depth). Dimensions of the smallest piece: 5 cm (width) x 8 cm (height) x 16 cm (depth). Year 2018.


Diagrama para Encontrar uma Saída é uma instalação que reúne diversos ensaios de objetos em torno da ideia do atravessamento da parede expositiva, conectados entre si por fios de cobre esmaltado. Algumas das peças que fazem parte dessa proposta podem ser encontradas em outras instalação sob diferentes títulos, sendo que a ocasião do Diagrama para Encontrar uma Saída consiste na primeira vez de exibição das peças que depois foram usadas em outras proposições. O trabalho foi apresentado na mostra coletiva A Frente e o Verso do Olho, na galeria da Fundação Ecarta de Porto Alegre, Brasil, entre dezembro de 2018 a janeiro de 2019. As peças são distribuídas ao longo de uma parede com dimensões de três metros de altura e seis metros de largura. Em uma leitura espacial que vai da esquerda para direita, esse extenso diagrama distribuído no espaço se inicia com uma placa de saída em pedaços logo acima de uma porta que se mantém fechada durante todo o período de exposição. Pequenas peças luminosas dessa primeira placa são distribuídas como pontuações de luz no espaço. O trabalho também é composto por protótipos de radiotransmissores, bobinas vibratórias, peças em gesso moldado, dentre outras soluções tridimensionais.

[Eng.] Diagram to Find an Exit is an installation that brings together several tests of objects around the idea of ​​crossing the exhibition wall, connected together by enameled copper wires. Some of the pieces that are part of this proposal can be found in other installations under different titles, and the occasion of the Diagram to Find an Exit consists of the first exhibition of the pieces that were later used in other proposals. The work was presented in the group exhibition Front and Back of The Eye, at the Ecarta Foundation Gallery in Porto Alegre, Brazil, between December 2018 and January 2019. The pieces are distributed along a wall measuring three meters high and six meters in width. In a spatial reading that goes from left to right, this extensive diagram distributed in space begins with an exit sign in pieces just above a door that remains closed throughout the exhibition period. Small luminous pieces of this first plate are distributed as points of light in space. The work also includes prototypes of radio transmitters, vibrating coils, molded plaster parts, among other three-dimensional solutions.


Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Múltiplo Sala Dobradiça, edição Transmissor Infinito FM. Impressão off-set sobre papel, acrílico cristal, componentes eletrônicos, latão e cobre corroídos quimicamente e bateria de lítio. O múltiplo tem alcance de transmissão em um perímetro de 30 metros. Dimensão do múltiplo: 10 cm (altura) x 5 cm (largura) x 2,5 cm (profundidade). Dimensões do radiotranmissor (unidade): 16,2 cm (altura) x 5,5 cm (largura) x 2,8 cm (profundidade). Ano de 2018. [Eng.] Detail Diagram to Find an Exit. Sala Dobradiça (Folding Room) Multiple, Infinite FM Transmitter edition. Offset printing on paper, crystal acrylic, electronic components, chemically photo-etched brass and copper, and lithium battery. The multiple has a transmission range in a perimeter of 30 meters. Dimension of the multiple: 10 cm (height) x 5 cm (width) x 2.5 cm (depth). Dimensions of the radio transmitter (unit): 16.2 cm (height) x 5.5 cm (width) x 2.8 cm (depth). Year 2018.

Detalhe da montagem do Diagrama para Encontrar uma Saída na exposição coletiva A Frente e O Verso do Olho, Galeria da Fundação Ecarta de Porto Alegre, Brasil, entre dezembro de 2018 a janeiro de 2019. Fotos por Igor Sperotto. [Eng.] Detail of Diagram to Find an Exit in the group exhibition Front and Back of The Eye, Ecarta Foundation Gallery in Porto Alegre, Brazil, between December 2018 and January 2019. Photos by Igor Sperotto.

 
 
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. A instalação também apresenta dois desenhos circulares feitos com a fotocorrosão química de lâminas de cobre, esses afastados da parede por suportes de acrílico transparente. Os desenhos estão conectados a ímãs de neodímio e a um circuito Arduino para receberem impulsos elétricos de baixa frequência em um ritmo pré-determinado. Cada impulso emitido faz vibrar espirais metálicas localizadas no centro das peças, tornando observável fenômenos eletromagnéticos conforme a configuração formal de linhas condutivas eletrificadas. Dimensões de cada peça: 20 cm x 20 cm x 10 cm. Ano de 2018. [Eng.] Detail of Diagram to Find an Exit. The installation also features two circular designs made with the chemical photo-etched of copper sheets, these are distanced from the wall by transparent acrylic supports. The drawings are connected to neodymium magnets and an Arduino circuit to receive low-frequency electrical impulses at a predetermined rate. Each emitted impulse vibrates metallic spirals located in the center of the pieces, making electromagnetic phenomena observable according to the formal configuration of electrified conductive lines. Dimensions of each piece: 20 cm x 20 cm x 10 cm. Year 2018.

Elias Maroso 
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Peças de gesso moldado, resina cristal, acrílico e lâmpadas de LED. As peças de gesso moldado seguem uma simetria interna em quatro partes. Dimensões da peça de gesso: 25 cm x 25 cm x 14 cm. Ano de 2018. [Eng.] Detail of Diagram to Find an Exit. Molded plaster parts, crystal resin, acrylic, and LED lamps. Molded plaster pieces follow a four-part internal symmetry. Dimensions of the plaster piece: 25 cm x 25 cm x 14 cm. Year 2018.

Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Conectores de metal, acrílico, clipes metálicos, lâmpadas LED, parafusos e fios de cobre esmaltado. Dimensões de 35 cm x 7 cm x 12 cm. Ano de 2018. [Eng.] Detail of  Diagram to Find an Exit. Metal connectors, acrylic, metal clips, LED bulbs, screws, and enameled copper wires. Dimensions of 35 cm x 7 cm x 12 cm. Year 2018.

Elias Maroso Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Peça em latão fotocorroído, cortes de acrílico, lâmpadas LED, clipes de metal, fios de cobre esmaltado. Contém a frase "como você chegou até aqui?". Dimensões 18 cm x 12 cm x 8 cm. Ano de 2018. [Eng.] Detail of Diagram to Find an Exit. Photo-etched brass piece, acrylic cutouts, LED lamps, metal clips, enameled copper wires. Contains the phrase "how did you get here?". Dimensions 18 cm x 12 cm x 8 cm. Year 2018.

Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Peças de gesso moldado. As peças de gesso moldado seguem uma simetria interna em cinco partes. Dimensões da peça de gesso: 12 cm x 12 cm x 8 cm. Ano de 2018. [Eng.] Detail of Diagram to Find an Exit. Molded plaster parts. Molded plaster pieces follow a five-part internal symmetry. Dimensions of the plaster piece: 12 cm x 12 cm x 8 cm. Year 2018.

Vista geral da montagem de exposição coletiva A Frente e O Verso do Olho, galeria da Fundação Ecarta de Porto Alegre, Brasil, entre dezembro de 2018 a janeiro de 2019. A mostra contou com a participação dos artistas Carlos Donaduzzi, Emanuel Monteiro e Paula Luersen. [Eng.] General view of the group exhibition Front and Back of The Eye, Ecarta Foundation Gallery in Porto Alegre, Brasil, between December 2018 and January 2019. The show had the participation of the artists Carlos Donaduzzi, Emanuel Monteiro, and Paula Luersen.

Elias Maroso
Detalhe de Diagrama para Encontrar uma Saída. Fragmento de Saída. Peça feita de acrílico, adesivo vinil, lâmpadas de LED, clipes metálicos e fio de cobre esmaltado. Dimensões de 16 cm x 10 cm x 4 cm. Ano de 2018. Esta peça também é componente da série de trabalhos Apenas uma Saída. Ano de 2018. [Eng.] Detail of Diagram to Find an Exit. Exit Fragment. A piece made of acrylic, self-adhesive vinyl, LED lamps, metal clips and enameled copper wire. Dimensions of 16 cm x 10 cm x 4 cm. Year 2018. This piece is also part of the series of works Just One Exit. Year 2018.


→ Esta obra compõe a pesquisa de doutorado Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamentorealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, com ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consistiu no desenvolvimento de um processo criativo e reflexão teórica referentes ao atravessamento espacial e a trânsitos formadores entre o exterior e o interior tanto de recintos expositivos quanto da própria disciplina artística. Sob orientação de Maria Ivone dos Santos, a investigação compreendeu o período de 2016 a 2020, sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Governo Federal/Brasil).

→ This artwork composes the doctoral research called Entrance and Exit Circuits: for a traversing poetics, carried out by the Graduate Program in Visual Arts at the Art Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), emphasized on Visual Poetics, line of research Languages and Contexts of Creation. The study consisted of the development of a creative process and theoretical reflection regarding the spatial traversing and the formative transits between the exterior and the interior of both exhibition spaces and the artistic discipline itself. Under the guidance of Maria Ivone dos Santos, the investigation covered the period from 2016 to 2020, being financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES/Federal Government/Brazil).


Outros trabalhos: