circuitos do atravessar


Circuitos de entrada e de saída:
por uma poética do atravessamento


Entrance and Exit Circuits:
towards a traversing poetics

Tese de Doutorado em Artes Visuais. Documentação da prática e pesquisa teórica desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Impressão a laser em papel. Dimensões 26 x 21 x 5 cm. Ano de 2021.

Doctoral Thesis in Visual Arts. Documentation of practical and theoretical research developed at the Federal University of Rio Grande do Sul. Laser printing on paper. Dimensions 26 x 21 x 5 cm. Year 2021.



Documento resultante de pesquisa em artes visuais realizadas ao longo de cinco anos. O estudo buscou criar um repertório artístico, acompanhado de considerações teóricas interdisciplinares, sobre dinâmicas de travessia do espaço. [Eng.] Document related to research in visual arts carried out over five years. The study sought to create an artistic repertoire, accompanied by interdisciplinary theoretical considerations, about dynamics of traversing space.









Resumo:
Este texto integra uma pesquisa em artes visuais voltada ao atravessamento espacial enquanto objeto de estudo e conceito operatório. Refere-se a uma poética conduzida em diferentes linguagens artísticas, contextos de inserção e aportes teóricos, atenta a fluências de passagem, a circuitos de entrada e de saída. Sob o signo do atravessamento, o processo criativo alcança múltiplos espaços, impregnando-se de variações atmosféricas. No intuito de tornar tangível e movente tal assunto de pesquisa, seu desenvolvimento perpassa quatro lócus de criação, alusivos a instâncias e situações práticas: Espaço Mental, Sala Fechada, Zona de Passagem e Área Aberta. Os tipos de espaço são apresentados em quatro cadernos-seção, os quais evocam condições de atividade e tópicos relacionados a cada circunstância de contato. Para tanto, a metodologia de investigação considera particularidades da condução criativa, consoante às bases da poiética e da cartografia, além de experimentar associações e recursos favoráveis ao atravessamento. Em cursividade indisciplinar, vinte e seis proposições inéditas foram concebidas ao longo da investigação, envolvendo ensaios gráficos, diagramas elétricos, sinais para ambientes fechados, intervenções ao ar livre, distorções imagéticas e a produção de pulsos energéticos que realmente atravessam as paredes do recinto expositivo. Junto aos resultados poéticos, encontros com saberes das artes, filosofia e ciências compõem os cadernos-seção, destacando perspectivas do pós-estruturalismo e da fenomenologia bem como discussões sobre matéria e imaterialidade, crítica instituinte e táticas cotidianas. Como abertura de um fazer artístico empenhado em pensar e praticar dinâmicas de passagem, a presente tese tanto evidencia os componentes de seu processo quanto redige considerações sobre os limites e excedentes do visível, autonomia técnica e trânsitos coextensivos entre criação e entorno.

Abstract:
This text integrates visual art-based research focused on spatial traversing as an object of study and operative concept. It refers to poetics conducted in different artistic languages, contexts of insertion, and theoretical contributions, with attention to passing fluences, through entrance and exit circuits. Under the sign of traversing, the creative process reaches multiple spaces, impregnating itself with atmospheric variations. In order to make this research subject tangible and moving, its development spans four locus of creation, alluding to practical instances and situations: Mental Space, Closed Room, Passing Zone, and Open Area. The types of space are presented in four notebook-sections, which evoke conditions of activity and topics related to each circumstance of contact. To this purpose, the research methodology considers particularities of creative conduct, depending on the bases of poïétique and cartography, in addition to experimenting with associations and favorable resources to the traversing practice. In indisciplined cursivity, twenty-six unprecedented propositions were conceived throughout the investigation, involving graphic essays, electrical diagrams, indoor signs, outdoor interventions, distorted images, and the manufacture of devices that actually traverse the walls of the exhibition space. Along with the poetic results, encounters with arts, philosophy, and sciences knowledge compose the notebook-sections, emphasizing perspectives of post-structuralism and phenomenology as well as discussions on matter and immateriality, instituent criticism and everyday tactics. As an opening to an artistic practice committed to thinking and practicing dynamics of passage, this thesis highlights the components of its process and writes considerations about the limits and surpluses of the visible, technical autonomy and co-extensive transits between creation and environment.


 
Imagens dos exemplares físicos da tese Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamento. A versão digital deste trabalhos está disponível na Plafaforma LUME/UFRGS, a partir deste link. [Eng.] Images of the physical copies of the thesis Entrance and Exit Circuits: towards a poetics of crossing. The digital version of this work is available at Plafaforma LUME/UFRGS, from this link.


Documentação em vídeo da defesa da tese Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamento. Orientadora: Prof.a Dr.a Maria Ivone dos Santos (PPGAV/UFRGS). Banca Examinadora: Prof. Dr. Guilherme Carlos Corrêa (PPPG/UFSM), Prof.a Dr.a Marina Andrade Câmara Dayrell (IA/UFRGS), Prof.a Dr.a Daniela Pinheiro Machado Kern (PPGAV/UFRGS), Prof. Dr. Hélio Custódio Fervenza (PPGAV/UFRGS). [Eng.] Video documentation of the defense of the thesis Entrance and Exit Circuits: towards a traversing poetics. Advisor: Prof. Dr. Maria Ivone dos Santos (PPGAV/UFRGS). Examining board members: Prof. Dr. Guilherme Carlos Corrêa (PPPG/UFSM), Prof. Dr. Marina Andrade Câmara Dayrell (IA/UFRGS), Prof. Dr. Daniela Pinheiro Machado Kern (PPGAV/UFRGS), Prof. Dr. Daniela Pinheiro Machado Kern (PPGAV/UFRGS), Prof. Dr. Hélio Custódio Fervenza (PPGAV/UFRGS).



→ Esta obra compõe a pesquisa de doutorado Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamentorealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, com ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consistiu no desenvolvimento de um processo criativo e reflexão teórica referentes ao atravessamento espacial e a trânsitos formadores entre o exterior e o interior tanto de recintos expositivos quanto da própria disciplina artística. Sob orientação de Maria Ivone dos Santos, a investigação compreendeu o período de 2016 a 2020, sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Governo Federal/Brasil).

→ This artwork composes the doctoral research called Entrance and Exit Circuits: towards a traversing poetics, carried out by the Graduate Program in Visual Arts at the Art Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), emphasized on Visual Poetics, line of research Languages and Contexts of Creation. The study consisted of the development of a creative process and theoretical reflection regarding the spatial traversing and the formative transits between the exterior and the interior of both exhibition spaces and the artistic discipline itself. Under the guidance of Maria Ivone dos Santos, the investigation covered the period from 2016 to 2020, being financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES/Federal Government/Brazil).


Outros trabalhos: