Cisma Daqui!

Cisma Daqui (Simetria Dupla). Volume em gesso moldado. Dimensões de 35 cm x 35 cm x 19 cm. Ano de 2019.


Sobre a sério Cisma Daquihá um bom tempo projeto quebras, buracos, ruínas de parede. Em certos casos, tomaram a forma de volumes em gesso moldado. Muitos permanecem em ambiente virtual. É uma cisma que nunca se resolve. Colisão entre impulso e cálculo, rival e cúmplice da parede ao mesmo tempo. Muro com toque de Midas: quando até impulsos de contestação são convertidos em artigos de exposição e análise.



 
À esquerda: Cisma Daqui (Simetria Quádrupla). Volume em gesso moldado, peça luminosa em acrílico, latão fotocorroído e lâmpadas LED. Dimensões de 25 cm x 25 cm x 14 cm. À direitaCisma Daqui (Simetria Quíntupla). Volume em gesso moldado. Dimensões de 12 cm x 12 cm x 8 cm. Ano de 2018.



Série Cisma Daqui (GIF art). Imagem sequencial de quarenta e sete quadros. Execução contínua via Web. Ano de 2020.



 
Proyecto para Ventana II. Simulação digital. Instalação não concluída. 
Dimensões estimadas de 190 cm x 190 cm x 40 cm. Ano de 2018.



Elias Maroso
Seleção de desenhos digitais da série Cisma Daqui. Três sugestões de rachadura feitas com a sobreposição de diferentes simetrias radiais estão presentes em Diagrama com Três Cismas. Ano de 2017 - 2018.




→ Esta obra compõe a pesquisa de doutorado Circuitos de Entrada e de Saída: por uma poética do atravessamentorealizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, com ênfase em Poéticas Visuais, linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação. O estudo consistiu no desenvolvimento de um processo criativo e reflexão teórica referentes ao atravessamento espacial e a trânsitos formadores entre o exterior e o interior tanto de recintos expositivos quanto da própria disciplina artística. Sob orientação de Maria Ivone dos Santos, a investigação compreendeu o período de 2016 a 2020, sendo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes / Governo Federal / Brasil).



Outros trabalhos: