Espaço Recombinante

 Espaço Recombinante  (primeira versão) 

Estrutura expositiva modular, efêmera e nômade.
Madeira, ferro, lona de cobertura e iluminação.
Ação desenvolvida pela Sala Dobradiça.

350 x 300 x 300 cm

Ano de 2011



Elias Maroso


Elias Maroso
Espaço Recombinante na Gare da Antiga Estação Férrea de Santa Maria / RS, Ano de 2011. Fotografia por Paulo Fernando Machado.

Elias Maroso
Espaço Recombinante em antiga construção da Gare da Estação de Santa Maria / RS, Ano de 2011. Fotografia por Paulo Fernando Machado.

Elias Maroso
Espaço Recombinante na Praça Saldanha Marinho de Santa Maria / RS, Ano de 2011. Fotografia por Paulo Fernando Machado.

Projeto executado pela Sala Dobradiça em setembro de 2011, integrando o projeto curatorial "Continentes" da 8ª Bienal do Mercosul, sob concepção do colombiano José Roca e da mexicana Paola Santoscoy. O Espaço Recombinante combina as experiências curatoriais e artísticas da Sala Dobradiça, desdobrando também as noções de espaço até então praticadas pelo grupo. O Espaço Recombinante é, portanto, um formato de exposição contextual, suscetível a interferências, montável e itinerante, com uma estrutura arquitetônica efêmera e modular (de ferro, tapume e cobertura plástica, com volume básico de 64m³), passível de ser instalada em áreas públicas ouprivadas. 

Possui versatilidade de montagem, adquire tanto o formato de um espaço expositivo tradicional ("cubo branco"), como também pode dialogar com o contexto a partir de aberturas e caminhos para transição. Através dessa idéia, a Sala Dobradiça almeja produzir situações novas com participação de diferentes artistas e curadores, recombinando-se como um jogo de dimensões e "DNA" flexíveis. Cada evento realizado visa uma relação direta/contextual com o lugar onde está montado.


Elias Maroso Elias Maroso
Elias Maroso Elias Maroso
Elias Maroso Elias MarosoElias Maroso Elias Maroso
Espaço Recombinante na Gare da Antiga Estação Férrea de Santa Maria / RS, Ano de 2011. Fotografias por Paulo Fernando Machado.



[...]



 Espaço Recombinante  (segunda versão) 

Estrutura arquitetônica expositiva.
Ação desenvolvida pela Sala Dobradiça.

450 x 400 x 400 cm

Ano de 2013




Elias Maroso Elias Maroso
Elias Maroso Elias Maroso

Estreando a segunda versão do Espaço Recombinante, a Sala Dobradiça, no dia 17 de outubro de 2013 realizou a abertura do projeto "Club del Dibujo no Espaço Recombinante", financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria do Estado da Cultura (RS), mediante o Edital SEDAC nº 02/2012 Desenvolvimento da Economia da Cultura FAC - Sociedade Civil.

A ocasião deu partida às inúmeras intervenções sendo programadas para o período de 17 de outubro à 30 de novembro de 2013. O projeto consistiu na combinação de duas propostas participativas no campo das artes visuais com a finalidade de criar um ambiente público e gratuito de experiência artística e educacional, partindo do desenho como elemento suscitador de encontros entre artistas e público interessado. Nisso, a ideia foi inserir o “Club del Dibujo” (clube do desenho - http://clubdeldibujo.wordpress.com/club-del-dibujo/)  da artista argentina Claudia del Río (Rosário/Argentina), na segunda versão do “Espaço Recombinante”, este concebido pelo grupo santa-mariense Sala Dobradiça. A estrutura foi instalada no jardim das esculturas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria e teve ampla participação de escolas, organizações educacionais e da comunidade acadêmica.

Elias Maroso 
Elias Maroso Elias Maroso
Registros da segunda versão do Espaço Recombinante. Fotografias de Alinne Zucolotto e Alessandra Giovanella.



 >> Para ver mais sobre o projeto  Espaço Recombinante, acesse este  link!  <<